A DiVino

Nasce em 2017 a DiVino Sommelier. Sua denominação é formada pela junção da expressão “di vino”, que, no idioma italiano, quer dizer “de vinho”, e da palavra “sommelier”, termo originário da França que corresponde ao título conferido ao profissional capaz de efetuar a análise sensorial de alimentos e bebidas, com fins de avaliar a tipologia, a qualidade, as características, o potencial de conservação, sobretudo em função de uma correta harmonização.
A DiVino surge com o propósito de difundir a correta cultura do vinho, com base na tradição italiana, e promover a excelência na arte da degustação e harmonização enogastronômica, bem como na qualificação e capacitação de serviços relacionados.
Para tanto, a DiVino tem a propor aos seus clientes, sejam enófilos ou profissionais do vinho e da gastronomia em geral, de forma gradual, um diversificado calendário de cursos de iniciação e aprofundamento no mundo do vinho, nas modalidades presencial e online, além de projetos e eventos (privados ou empresariais), bem como consultoria e treinamentos na área da restauração (hotéis, bares e restaurantes).
Assim, a DiVino, que se encontra em princípio fixada na cidade de Foz do Iguaçu – PR – BR, traz ao Brasil, especialmente à Foz e região e à “Região Trinacional do Iguassu” (Brasil, Argentina e Paraguai), a vivência profissional e formativa de seu Sommelier na Itália, para ser compartilhada com todos aqueles que buscam somar experiências, dividir conhecimentos e fazer multiplicar a cultura enogastronômica, visando o consumo inteligente e consciente do vinho e a excelência ao servir à mesa.

O Sommelier

Leo Rodrigues, sommelier responsável pela DiVino, é brasileiro, nascido na cidade de Francisco Beltrão – PR. Em sua infância, transcorrida no campo, cultivava videiras com seu pai, de onde traz consigo o amor e o respeito pela vitivinicultura.
Há cerca de dez anos, mudou-se para a cidade de Verona, Itália, na qual fez nome como “maître” de sala, “bartender”, entre outros, em charmosos cafés na histórica “Piazza delle Erbe” e no residencial de luxo “Relais de Charme il Sogno di Giulietta”, situado no pátio da casa e atual museu de Giulietta Capuleti (Da obra Romeu e Julieta de Shakespeare), e, ainda, como “bar manager” no “rooftop bar” do “Hotel Milano Spa”, com vista panorâmica sobre a linda e romântica Verona, em especial para a Arena e Piazza Brà.
Nesse tempo, formou-se Sommelier pela “A.I.S. – Associazione Italiana Sommelier”, junto à Delegação do Veneto, Itália, entidade referência na formação de profissionais do vinho, e obteve a certificação de “Bar Manager”, conferida pela “CAMPARI ACADEMY”, de Milão, Itália, tendo conquistado, ainda, o “Award in Wines and Spirits” pelaWSET – Wine and Spirits Education Trust”, da Inglaterra.
Recentemente, também formou-se “Sommelier de Cervejas”, certificado internacionalmente pela “DOEMENS”, da Alemanha, e nacionalmente pela “ESCM – Escola Superior de Cerveja e Malte”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!